ATIVIDADE DA PROFESSORA ALDAIZA

Bom dia, pessoal essa atividade é para as turmas dos 1 anos A e B. Peço desculpas por não ter enviado logo . O celular não enviava mais nenhum arquivo. Essa atividade ao resolverem peço que envie para mim uma foto das respostas. Vocês podem enviar para mim até terça _feira.ou o quantos antes melhor para mim e vocês também. Qualquer dúvida estou a disposição . Um abraço para todos.
 
 
Disciplina:  Sociologia      Turmas 1º ano A e B       Professora: Francisca Aldaíza     Data :27/03/2020
Conteúdo: Material Estruturado
Bom turmas, como eu já tinha falado para você sobre um trabalho muito relevante que a gente ia trabalhar no decorrer do ano umas aulas diversificadas hoje vamos trabalhar uma delas. O material Estruturado.  Trabalharemos alguns descritores. Bom vamos trabalhar alguns conceitos.
Inferência é uma dedução feita com base em informações ou um raciocínio que usa dados disponíveis para se chegar a uma conclusão.
Inferir é deduzir um resultado, por lógica, com base na interpretação de outras informações. Inferir também pode significar chegar a uma conclusão a partir de outras percepções ou da análise de um ou mais argumentos.
Inferência textual está relacionada à compreensão da leitura. Significa interpretar os elementos que estão explícitos e implícitos no texto, analisando em conjunto tudo que foi escrito e compreendendo a ideia central do texto. A inferência textual pode requerer algum conhecimento prévio sobre o tema da leitura.

Bom pessoal, o texto que vamos trabalhar é a PIADA ou ANEDOTA como é chamado. A piada é um gênero textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso. São textos populares que vão sendo contados em ambientes informais, e que normalmente não possuem um autor. Trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço.
Podemos relembrar suas principais características das piadas são:
Narração relativamente curta; Enredo simples; Textos populares; Serve para descontrair Autoria desconhecida; Ambiente informal; Linguagem simples e coloquial; Humor e ambiguidade; Sarcasmo e ironia; Presença de discurso direto; Situações cotidianas.
Você gosta de piada? Já ouviu alguma piada bem engraçada?
É muito importante a inferência nesse tipo de texto, pois, geralmente, a brincadeira que gera humor está relacionada não ao que fica explícito, e sim ao que fica nas entrelinhas do texto. Vamos, então, fazer a leitura de uma piada? A partir dela será possível pensarmos sobre esse importante processo de inferir informações nos textos!
Vamos observar essa Piada
Almoço na casa da amiga.
 Fui almoçar ontem na casa de uma amiga. Quando terminamos de almoçar, ela me disse: - Fiz o almoço, agora a louça é sua. Peguei a louça, coloquei tudo em um saco plástico e fui embora. Agora, a mulher está aqui na frente de casa com a polícia querendo a louça de volta... Vai entender esse povo, dá e depois toma. Estranho, viu!”
“Agora a louça é sua”, essa frase está explícita no texto. Qual o verdadeiro sentido dela?
As inferências são necessárias para compreender um texto cujas ideias principais estão nas entrelinhas da história.
Vejamos, então, se a mulher que foi almoçar na casa da amiga tivesse lido nas entrelinhas o que a mesma quis dizer com a frase: “Agora, a louça é sua!”, provavelmente, ela não teria colocado a louça dentro de um saco plástico e ido embora, vocês concordam? Mas por que será que isso aconteceu? O que percebemos é que ela poderia ter recorrido ao contexto, compreendendo que, como a amiga fez o almoço, na divisão de tarefas, ela lavaria a louça. No entanto, ela compreendeu a mensagem interpretando apenas o que estava explícito na frase.
Para melhor entender vamos só retomar um pouco o conceito de informações explicitas e implícitas de um texto. Informações explícitas: É a informação literal que está escrita bem clara no texto
Informação implícita: É a informação subentendida (não está escrito no texto) que dependerá das características e conhecimento prévio da situação pelas pessoas envolvidas.
Portanto pessoal Inferir informações em um texto é entender o que o texto diz, mas que não está explícito nele. Significa, pois, ler nas entrelinhas, deduzir, entender o que está implícito na mensagem. Esse processo de fazer inferências acontece mentalmente quando o leitor, ao se deparar com um texto, pode construir uma nova informação a partir da informação dada, remetendo ao contexto que faz referência aos conhecimentos de mundo que o leitor leva consigo para entender um texto.
No gênero piada, a construção da inferência, que gera o efeito de humor, pode ser analisada mediante a relação dos três conhecimentos apresentados na seção anterior da seguinte maneira:

 a) O conhecimento linguístico, que nos permite ler a expressão idiomática: “A louça é sua”.
b) O conhecimento de mundo, que nos faz compreender que o sentido da expressão: “a louça é sua” é um pedido para que a amiga lave a louça. Essa expressão suaviza a ordem e a transforma em uma espécie de sugestão.
c) O conhecimento interacional, que nos permite reconhecer o propósito comunicativo do gênero piada que é causar o riso. Na piada, o humor se estabelece na quebra de expectativa de a amiga ao invés de lavar as louças, levá-las de presente para sua casa.
 O contexto é o que atualiza os diferentes sentidos do texto. É nele onde está inserido o texto. Esse contexto pode ser uma situação comunicativa, mas também é dito pelo próprio texto.
Bom pessoal de acordo com esses conceitos vamos responder algumas questões. Leia os textos e responda as questões.
Leia o texto 1.
Aviso Importante
 O uso excessivo do telefone celular
Frita o seu cérebro como uma fornalha.
Não é verdade, mas espalha, espalha.
(Da série “Poesia numa Hora dessas?!)
01. A partir do texto 1, podemos inferir que
 A) a verdade sempre se espalha.                                                   B) o que é verdade pode se tornar mentira.
 C) a mentira contada muitas vezes pode ser falsa.                    D) o uso do celular pode acabar com o seu cérebro.
 E) a mentira pode se espalhar como se fosse verdade.
Leia o texto 2
“Uma mulher sem um homem é como um peixe sem bicicleta”.
02. A partir do texto 2, infere-se que
A) mulher anda de bicicleta.                       B) mulheres são autossuficientes.                       C) mulheres precisam dos homens.
 D) peixes precisam de bicicleta para nadar.              E) mulheres são peixes andando de bicicleta.
Leia o texto 3.
NOTA SOBRE ELA
Ela aprendeu que quem julga ela com os “zói”, deixa de conhecer ela de verdade.
E ela tá tão preocupada que não vai nem dormir hoje!           Edmilson Filho
03. A partir da leitura do texto, podemos inferir
A) que a mulher fica muito preocupada com a verdade alheia.         B) que a mulher dorme independente de sua própria preocupação.             C) que a mulher não tem preocupação com a opinião dos outros sobre ela.
D) que a mulher não gosta de ser julgada e isso interfere profundamente no seu sono.        
E) que a mulher é muito dependente dos outros de forma que dorme preocupada com o que os outros pensam.
Leia o texto 4.
Aula de Física –
Joãozinho me dê um exemplo de energia desperdiçada?
E o garoto responde: -Contar a história de arrepiar os cabelos para um careca.
A) o homem ser careca e não poder arrepiar os cabelos.               B) a única relação é que a piada acontece na aula de física. C) a pergunta do professor respondida corretamente pelo aluno.            D) a relação entre disposição para contar uma história e o fato de o homem ser careca.             E) a energia, que é um assunto da física, usada na piada como sinônimo de disposição para algo.

Texto 5 (Enem – 2013)
  Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos
                A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.
              Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.
               Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.

Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que

A) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
B) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
C) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
D) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.
E) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.

Texto 6
No capricho
O Adãozinho, meu cumpade, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou: “Que tal? Gosta desse quadro?” E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao cabôco da roça: “Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote de cruis-credo, parente do deus-me-livre, mais horríver que briga de cego no escuro.” Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco secamente: “É a minha mãe.” E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha: “Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada.”
Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero
a) anedota, pelo enredo e humor característicos.
b) crônica, pela abordagem literária de fatos do cotidiano.
c) depoimento, pela apresentação de experiências pessoais.
d) relato, pela descrição minuciosa de fatos verídicos.
e) reportagem, pelo registro impessoal de situações reais.

Comentários