Bom dia, pessoal essa atividade é para as turmas dos 1 anos A e B. Peço desculpas por não ter enviado logo . O celular não enviava mais nenhum arquivo. Essa atividade ao resolverem peço que envie para mim uma foto das respostas. Vocês podem enviar para mim até terça _feira.ou o quantos antes melhor para mim e vocês também. Qualquer dúvida estou a disposição . Um abraço para todos.
Disciplina: Sociologia Turmas 1º ano A e B Professora: Francisca Aldaíza Data :27/03/2020
Conteúdo: Material Estruturado
Bom turmas, como eu já tinha
falado para você sobre um trabalho muito relevante que a gente ia trabalhar no
decorrer do ano umas aulas diversificadas hoje vamos trabalhar uma delas. O
material Estruturado. Trabalharemos
alguns descritores. Bom vamos trabalhar alguns conceitos.
Inferência é uma dedução feita com base em
informações ou um raciocínio que usa dados disponíveis para se
chegar a uma conclusão.
Inferir é deduzir um resultado, por lógica, com base na
interpretação de outras informações. Inferir também pode significar chegar a
uma conclusão a partir de outras percepções ou da análise de um ou mais
argumentos.
Inferência
textual está relacionada à compreensão
da leitura. Significa interpretar os elementos que estão explícitos e
implícitos no texto, analisando em conjunto tudo que foi escrito e
compreendendo a ideia central do texto. A inferência textual pode requerer
algum conhecimento prévio sobre o tema da leitura.
Bom pessoal, o texto que vamos trabalhar
é a PIADA ou ANEDOTA como é chamado. A
piada é um gênero textual humorístico que tem o
intuito de levar ao riso. São textos populares que vão sendo contados em
ambientes informais, e que normalmente não possuem um autor. Trata-se de um
texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens,
tempo, espaço.
Podemos
relembrar suas principais características das piadas são:
Narração relativamente curta; Enredo
simples; Textos populares; Serve para descontrair Autoria desconhecida;
Ambiente informal; Linguagem simples e coloquial; Humor e ambiguidade; Sarcasmo
e ironia; Presença de discurso direto; Situações cotidianas.
Você gosta de piada? Já ouviu alguma piada bem engraçada?
É muito importante a inferência
nesse tipo de texto, pois, geralmente, a brincadeira que gera humor está
relacionada não ao que fica explícito, e sim ao que fica nas entrelinhas do
texto. Vamos, então, fazer a leitura de uma piada? A partir dela será possível
pensarmos sobre esse importante processo de inferir informações nos textos!
Vamos observar essa Piada
Almoço na casa da amiga.
Fui almoçar ontem na casa de uma
amiga. Quando terminamos de almoçar, ela me disse: - Fiz o almoço, agora a
louça é sua. Peguei a louça, coloquei tudo em um saco plástico e fui embora.
Agora, a mulher está aqui na frente de casa com a polícia querendo a louça de
volta... Vai entender esse povo, dá e depois toma. Estranho, viu!”
“Agora a louça é sua”, essa frase
está explícita no texto. Qual o verdadeiro sentido dela?
As inferências são necessárias
para compreender um texto cujas ideias principais estão nas entrelinhas da
história.
Vejamos, então, se a mulher que
foi almoçar na casa da amiga tivesse lido nas entrelinhas o que a mesma quis
dizer com a frase: “Agora, a louça é sua!”, provavelmente, ela não teria
colocado a louça dentro de um saco plástico e ido embora, vocês concordam? Mas
por que será que isso aconteceu? O que percebemos é que ela poderia ter
recorrido ao contexto, compreendendo que, como a amiga fez o almoço, na divisão
de tarefas, ela lavaria a louça. No entanto, ela compreendeu a mensagem interpretando
apenas o que estava explícito na frase.
Para melhor entender vamos só
retomar um pouco o conceito de informações explicitas e implícitas de um texto.
Informações explícitas: É a informação literal
que está escrita bem clara no texto
Informação implícita: É a informação subentendida (não está escrito no texto)
que dependerá das características e conhecimento prévio da situação pelas
pessoas envolvidas.
Portanto pessoal Inferir
informações em um texto é entender o que o texto diz, mas que não está
explícito nele. Significa, pois, ler nas entrelinhas, deduzir, entender o que
está implícito na mensagem. Esse processo de fazer inferências acontece
mentalmente quando o leitor, ao se deparar com um texto, pode construir uma
nova informação a partir da informação dada, remetendo ao contexto que faz
referência aos conhecimentos de mundo que o leitor leva consigo para entender
um texto.
No gênero piada, a construção da inferência, que gera o efeito de
humor, pode ser analisada mediante a relação dos três conhecimentos
apresentados na seção anterior da seguinte maneira:
a) O conhecimento linguístico, que nos permite
ler a expressão idiomática: “A louça é sua”.
b) O conhecimento de mundo, que
nos faz compreender que o sentido da expressão: “a louça é sua” é um pedido
para que a amiga lave a louça. Essa expressão suaviza a ordem e a transforma em
uma espécie de sugestão.
c) O conhecimento interacional,
que nos permite reconhecer o propósito comunicativo do gênero piada que é
causar o riso. Na piada, o humor se estabelece na quebra de expectativa de a
amiga ao invés de lavar as louças, levá-las de presente para sua casa.
O contexto é o que atualiza os diferentes
sentidos do texto. É nele onde está inserido o texto. Esse contexto pode ser
uma situação comunicativa, mas também é dito pelo próprio texto.
Bom pessoal de acordo com esses
conceitos vamos responder algumas questões. Leia os textos e responda as
questões.
Leia o texto 1.
Aviso Importante
O uso excessivo do telefone celular
Frita o seu cérebro como uma
fornalha.
Não é verdade, mas espalha,
espalha.
(Da série “Poesia numa Hora
dessas?!)
01. A partir do texto 1, podemos inferir que
A) a verdade sempre se
espalha.
B) o que é verdade pode se tornar mentira.
C) a mentira contada muitas
vezes pode ser falsa.
D) o uso do celular pode acabar com o seu cérebro.
E) a mentira pode se espalhar
como se fosse verdade.
Leia o texto 2
“Uma mulher sem um homem é como
um peixe sem bicicleta”.
02. A partir do texto 2, infere-se que
A) mulher anda de bicicleta. B) mulheres são
autossuficientes.
C) mulheres precisam dos homens.
D) peixes precisam de bicicleta
para nadar. E) mulheres são
peixes andando de bicicleta.
Leia o texto 3.
NOTA SOBRE ELA
Ela aprendeu que quem julga ela
com os “zói”, deixa de conhecer ela de verdade.
E ela tá tão preocupada que não
vai nem dormir hoje! Edmilson
Filho
03. A partir da leitura do texto, podemos inferir
A) que a mulher fica muito preocupada com a verdade alheia. B) que a mulher dorme independente de
sua própria preocupação. C)
que a mulher não tem preocupação com a opinião dos outros sobre ela.
D) que a mulher não gosta de ser julgada e isso interfere
profundamente no seu sono.
E) que a mulher é muito dependente dos outros de forma que dorme
preocupada com o que os outros pensam.
Leia o texto 4.
Aula de Física –
Joãozinho me dê um exemplo de
energia desperdiçada?
E o garoto responde: -Contar a
história de arrepiar os cabelos para um careca.
A) o homem ser careca e não poder arrepiar os cabelos. B) a única relação é que a piada
acontece na aula de física. C) a pergunta do professor respondida corretamente
pelo aluno. D) a relação entre
disposição para contar uma história e o fato de o homem ser careca. E) a energia, que é um assunto da
física, usada na piada como sinônimo de disposição para algo.
Texto 5 (Enem – 2013)
Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos
A oferta de produtos
industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no
aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral,
mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de
Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que,
aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco
leite e comer menos frutas e feijão.
Outro pecado, velho conhecido de
quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova
geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não
praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o
desenvolvimento emocional das voluntárias.
Você provavelmente já sabe quais
são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é
novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer,
endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da
Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro
sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já
são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e
diabete”, exemplifica Claudia.
Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas
condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que
A) a falta de atividade física somada a uma alimentação
nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento
de doenças crônicas entre os adolescentes.
B) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos
combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram
para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
C) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na
dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e
açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
D) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os
adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população
adulta os fatores hereditários são preponderantes.
E) a prática regular de atividade física é um importante fator de
controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante
aumento da pressão arterial sistólica.
Texto 6
No capricho
O Adãozinho, meu
cumpade, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de
uma senhora. Ao entrar a autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal
figura, perguntou: “Que tal? Gosta desse quadro?” E o Adãozinho, com toda a
sinceridade que Deus dá ao cabôco da roça: “Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que
muié feia! Parece fiote de cruis-credo, parente do deus-me-livre, mais horríver
que briga de cego no escuro.” Ao que o delegado não teve como deixar de
confessar, um pouco secamente: “É a minha mãe.” E o cabôco, em cima da bucha,
não perde a linha: “Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada.”
Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence
ao gênero
a) anedota, pelo enredo e humor característicos.
b) crônica, pela abordagem literária de fatos do cotidiano.
c) depoimento, pela apresentação de experiências pessoais.
d) relato, pela descrição minuciosa de fatos verídicos.
e) reportagem, pelo registro impessoal de situações reais.
b) crônica, pela abordagem literária de fatos do cotidiano.
c) depoimento, pela apresentação de experiências pessoais.
d) relato, pela descrição minuciosa de fatos verídicos.
e) reportagem, pelo registro impessoal de situações reais.
Comentários
Postar um comentário